quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Hora da Morte


O Maximiliano Rochol (hihihihi) está magoado com a situação que está vivenciando com seus cavalos e nós todos do Dínamo-FC somos solidários em sua dor. Caro amigo, os desígnios de Deus são sempre para o bem, e se esta era a hora do Potro, que assim seja. O Hihihi fica por conta que cada vez que escrevo o nome completo do Max me dá uma vontade absurda de rir. O mesmo ocorre quando escrevo Jocemir Sotoriva, com o agravante que agora quando vejo o amigo com o cabelo repartido ao meio, a vontade de rir é ainda maior.

Que sempre prevaleça a vontade suprema.

Mas o que deve ser comentado aqui e repercutido em todos os meios de comunicação possíveis, é que o nosso atleta mais mudo e comportado, que nunca participou de um pós jogo e que coloca a frente dos jogos do Dínamo FC qualquer outro compromisso caseiro, mais uma vez pisou na bola.

Não compareceu ao embate semanal porque tinha um churrasco comemorativo ao aniversário de 66 anos do sogro. Ora bolas, inicialmente ninguém comemora aniversário de 66 anos; também sogro não é parente; também porque deixa a mulher com muita moral; também... caro amigo, creio que você deva voltar imediatamente a carteira de estudos pré-nupcial.

No nosso entendimento, se a mulher do cara, que alguns chamam de esposa, tem que saber o seu lugar no matrimônio, imaginem o que sobra para o sogro. Não teria lugar de gandula no nosso time. Portanto Marcos Mudinho, tá na hora de dar a volta por cima e mostrar quem manda na sua casa.

Saliento que temos em nossos registros a iniciativa de um a atleta que antecipou o enterro do sogro em uma hora (das 20h para 19h) para que desse tempo e ir no jogo. Cabra macho esse hein!?!?!

Mas isso não é das piores coisas que vêm acontecendo no grupo. Outro fato estarreceu os amigos hoje, quando desavisadamente o amigo mais Globetrotter, o Cigano, adentrou a peça de banho, mais conhecida por vestiário, e gritou frenéticamente: "hoje ninguém é de ninguém!!!!" Cacilda Becker, São Donguinho, e quem mais possa nos socorrer; o que fazemos com um cabra desvairado desses?

Mas tudo é válido. Só acho que não vale é formação de quadrilha. O Ilmo. Sr. Dr. Vetor. Imaculado Presidente do Dínamo FC está mancamunado com o Vice Presidente nos assuntos do pós jogo, e isto deve render muito, porque o gestor anterior sumiu e só é visto ultimamente vagando por ilhas de águas claras e mulheres negras, nesse mundinho afora.

Agora é assim. O cálculo oficial de consumo de carne é de 50 gramas por pessoa; muito longe do meio quilo calculado antigamente, isso que outrora serviam salada de batatas. O Presidente compra uma ninharia de carne, gasta quase nada, se não vem gato no meio, e o Xande assa demoradamente e serve em micro pedaços, tipo guizado. Resultado: tem carne a noite toda e a sensação é de que nos fartamos.

O lucro obviamente é dividido entre os dois.

Mas o jogo. Eu me arrisco a dizer que foi um dos melhores da granja, pegado do início ao fim. Findou com a magistral vitória da agremiação presidencial, com o inelástico placar de Presid. 4 x 4 N. Presid.

O Rogério esteve em noite brilhante, defendendo bolas mágicas. Do lado dos não presidenciáveis, o Rick Di Boiól mostrou-se brilhante em sua nova posição. Passou a ser goleiro.

Da turma de zagueiros, o Cláudio foi novamente a estrela da noite. Mas já está subindo ao ataque e abandonando a área.

As alas, no meu módivê a agremiação não presidencial segurou o jogo por ali. Ike pela direita e Baxo pela esquerda foram imbatíveis.

No meio campo, nosso imbatível Black Zé mostrou que "quem sabe sabe" e não importa mais nada. O cara foi imbatível.

Cabe salientar que o craque rádio gaúcha pilhas bardal foi quem lhes escreve este resumo semanal, Baxonildo. Três gols e ainda uma assistência foi demais!

Bom resto de semana à todos,

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Game Over


Porque será que o futebol é sucesso no mundo inteiro? Seria em razão da brutal atuação dos zagueiros? Ou ainda pelas inacreditáveis defesas dos goleiros? Nãããããooooooo!!! O futebol se retroalimenta de lances mágicos como o Baxo (eu) apliquei ontem, numa clara demonstração de "quem sabe nunca esquece".

Faço isso caros amigos com o intuito de chegar ao gol adversário e não para me exibir como pensam alguns cidadãos da turma da imprensa, os corneteiros de plantão. Esse é o ferramental que nós, craques, temos para realizar o nosso trabalho.

Voltando para a realidade, o jogo ontem foi um dos melhores do ano. Pela nominata apresentada pelo senhor presidente, parecia que seria uma goleada para os não presidenciáveis. Mas não foi o que aconteceu. Os presidenciáveis ganharam o embate com o nem tão elástico placar de 5 x 3.

O Cláudio Loco Abreu Leite numa noite inspirada foi talvez o craque do jogo. Ele e o Soto formaram uma dupla indevassável na defesa da agremiaçao suprema e proporcionaram a vitória do seu time. Mesmo com o Max numa noite de "chorar" de tão ruim.

Mas o Max têm créditos a gastar. Muito pior é o Cigano que não jogou nada e não têm mais créditos nenhum, e ainda para piorar a situação, quando perde a bola pede falta.

Acho que isso foi esse o motivo que bastava para o Guga Busato desabafar todos os seus problemas do trabalho e os de casa em cima do falido Cigano. Mas é para isso que serve o Dínamo, para liberarmos os chacras no campo.

Por falar em liberar os chacras (explodir de raiva), o Xandi está guardando os seus e eu não quero estar por perto quando ele resolver liberar. Afi!!! Mas uma breve análise individual se faz necessária. vamos a ela.

Rogério 8,0 Fez o básico do básico. Estava muito abaixo do "padrão Rogério". É sempre muito exigido porque estabeleceu um padrão de expectativa muito alto e sofre com isso mesmo.

Becker 8,5 Atuou bem na marcação e na criação foi um pouco apático. Normal, não se pode exigir sempre o melhor desempenho.

Busato 8,5 Mais parecia o Célio Silva. Foi um dos responsáveis pela agremiação não presidencial não ter levado uma goleada.

Chico 7,5 Sentiu o jogo e não estava numa noite boa.

Clóvis 8,5 Apareceu para o jogo, empenhou-se mas não achou maneira de furar o bloqueio presidencial.

Guga 8,5 Como nem tudo é para sempre, teve uma atuação menos brilhante do que vinha apresentando. Acontece.

Marcos 8,5 Tranquilo como sempre e com baixo comprometimento na marcação.

Rick 9,0 Foi anulado pela Dupla Soto & leite. Mesmo assim jogou muito.

Valdir 8,5 Está numa excelente fase, com muita vontade de jogar. As vezes até com vontade demais.

Xande New Era10,0 Desde que resolveu buscar o jogo no meio campo e ajudar na marcação, tornou-se o melhor em campo. Sem comentários adicionais.

Max 6,0 Sofre do mesmo problema que o Baxo. E quando está no período de baixa da bipolaridade, faz coisas inimagináveis.

Baxo 8,0 Foi o melhor e o pior em campo ontem. Mas a explicação mais lógica é que ele (eu) não consigo jogar futebol quando a característica do jogo passa a ser lançamento para cima. Não sei jogar assim, fazer o que? e "VÃO SE FUDEREM".

Cláudio 9,0 Fez dupla com o Soto na zaga e garantiu o placar.

Fabiano 8,5 Convalescendo de sei lá o que, foi um pouco aquém do esperado. Sempre esperamos dele uma saraivada de gols.

Ike 9,0 Seu futebol aumenta a cada dia, a medida que sua barriga diminui.

Kbça 8,0 Entrou bem, um pouco lento. Foi efetivo, fazendo um gol de oportunista (oportunista=pescador).

Kiko 8,5 Chama a bola de tu, tamanho a intimidade que tem com ela. O único problema é o problema de 80% do grupo. Preparo físico e cerveja demais.

Soto 9,0 Gigante Célio Silva. Precisa dizer mais alguma coisa?

Zé Black 9,0 Ninguém entende o que acontece com o segundo homem mais velho do clube,parece o mais novo. Matéria para a ciência explicar.

Zé Old ou Old Zé 8,0 Não fez gol e por isso ficou abaixo do esperado. Do véio sempre esperamos um ou dois gols.

Mas e o pós? hum...

O churrasco não preciso nem comentar, basta dizer que o Maximiliano Rochol assou. Aliás, falam que Jocemir Sotoriva é esquisito, mas Maximiliano Rochol é pior.

Fiquei sabendo que o Rogério não está conseguindo agradar nem os Gregos e muito menos os Troianos, e que o bolicho a partir de então, por ordens superiores do lar, fecha às 22:45. Faça chuva ou faça sol.

Também houve o evento da despedida de solteiro do Faltrício, ocorrida em outro lugar e qoe gvtava gyutl bom. A presença de hj dywis e de pwjdsnacdns foi uma surpresa kw,ksmnnda. Fizemos muita djpsdkhdaljd e akjhdskkalk e dndnnalkjd. A partir de então não será mais permitido dklkjfsalsaksfhws e muito menos dwllkjfjhlaskdhhf.

Ninguém acreditou quando ppjeemassdnewaass e muito menos quando o dkqqdklddaal. Confesso que me assustei quando aquela ddejert chegou ssjee e mkkomnnhn. Situação nervosa.

Mas estamos felizes com mais um casamento no grupo. A Paty para quem não sabe é uma mulher encantadora e o Fabrício é o que é, arrumadinho e perfumado, muito em razão dos cuidados que ela tem com ele.

Aliás, o Fabrício é um cara de sorte. Foi criado pela avó e agora achou uma mulher que cuida muito bem dele.

Ouvi dizer que para voltar aos campos o Fabrício vai ter que se empenhar muito. Atualmente não há espaço para ele.

Cabe ressaltar que o atleta mais ator, o kako, se não vai jogar nem aparece, e isso em algum momento pode ser usado contra ela mesmo. Notei claramente a insatisfação do presidente com a ausência do chefe do departamento de advogados do clube. Isso sem falar no silêncio no bolicho.

E cabe salientar também que o fato do Fábio e Djislom não comparecerem ao jogo é mera coincidência.

Por fim, fica a dica para unirmos forças e torcermos para os times gauchos no campeonato Brasileiro 2011. Não que sejamos bairristas, mas tá na hora de Grêmio ou Inter chegarem lá.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Poema Encarnado

Apareceu a pouco, és um bebê
Não irás mais sentir dor
Ao assistir futebol na TV
E as vitórias do gaucho tricolor.

Apesar da tua idade
pouca coisa ganhou, que me lembre
mas a lembrança de verdade
Foi a derrota para o mazembe

Queriam se igualar ao imortal
Contudo não foi possível
Porque contra o Ajax o Grêmio jogou mal
mas perder para o Mazembe foi incrível

Deviam se preocupar com o seu ataque
talvez até prometer um prêmio
Porque do jeito que vai vão levar um "BAK"
Do arquirival o IMORTAL GRÊMIO

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dedicação Materna


Quem não lembra dos tempos de colégio quando nossas mães zelosamente nos vestiam para mais um dia de aprendizado e grandes brincadeiras? A camiseta branca cuidadosamente engomada e enfiada para dentro de um bermudão azul marinho com o elástico apertando nosso asseado umbigo, meias brancas e longas quase batendo nos joelhos e por fim tênis preto, fosco ou brilhante, dependendo da personalidade do menino.

Isso sem falar do cabelo lambido por uma vaca imaginária, imaginada pela mãe é claro, acuradamente repartido da esquerda para a direita, exatamente no paralelo 30 das nossas cabeças.

Todos esses cuidados para alguns mais privilegiados foi realizado pela avó, em razão da impossibilidade da mãe em fazê-lo, e aí os cuidados eram redobrados.

O Anderson ABC, ou Fitinho para alguns, teve a sorte de achar uma mulher que manteve esses cuidados até a sua vida adulta. Chegou ontem na granja vestido como se fosse para uma primeira comunhão, a sua claro. Fitinho, nota dez com estrelinha para ti e tua esposa.

Legal também ressaltar que nosso conviva mais dedicado, El Guga Loco, fica em casa se dedicando a família o máximo possível, dirigindo-se ao jogo somente na última hora.

E enganam-se aqueles que ficam mexericando ao teu respeito e espalhando a informação que tu fica em casa por ordens superiores e só é liberado minutos antes do início do jogo e de acordo com teu comportamento. Neste caso vale a máxima: "por trás de um grande homem sempre tem uma dona zelosa."

Mas o jogo. Mais uma vez os presidenciáveis ganharam, ou pseudo-ganharam, porque esse será nos anais do clube conhecido como o jogo que não terminou. Pois é, depois do incidente com nossos arqueiro Kako Joelho de Ferro, ninguém se animou a continuar o embate.

O fato aconteceu em bate rebate dentro da área dos não presidenciáveis e para salvar o gol que seria o fim desta agremiação no dia, o arqueiro kako voou e defendeu com a mão esquerda; porém, pela força física não inercial denominada centrífuga, seu joelho direito foi alçado em direção a trave de aço inoxidável e estraçalhou-se.

A cena de dor protagonizada pela vítima foi tão bem interpretada que chocou todos os amigos, que solidariamente bateram em retirada. Como na dúvida arbitramos em favor do Presidente, definimos que os presidenciáveis ganharam mais uma. Mas esta vitória fica sob suspeita.

Mas antes disto, houve o lance do penalti. Cheio de auto-confiança e a estima lá em cima, e correndo muito apesar do tamanho da bunda e da barriga, fui chamado para converter a penalidade máxima a que pode ser submetida uma agremiação faltosa com as regras do jogo. Também fui chamado pela fama de ser um ótimo cobrador de pênaltis. Dizem por ai que converto 70% no mínimo de todas as cobranças realizadas. Isso é fato.

Porém a cobrança que realizei estava dentro dos outros 30% e não converti, sendo imediatamente atordoado pelos convivas e chacoteado e até ridicularizado. Resultado: Estou de cama depressivo e entupido de remédios e retorno as terapias a tarde. Minha auto-estima que outrora estava nas alturas agora está quase a sete palmos do chão. Assim é a vida, altos e baixos.

Mas apesar de estar chateado pelo acontecido, ao menos eu pude ir jogar. Ao contrário de uns e outros que não foram porque a mulher não deixa. Por razões óbvias de preservação de imagem não divulgarei o nome do Fabrício neste caso. (não tinha me lembrado de ti, mas tu me ligou enquanto escrevia o blog, ai se fudeu).

E o Fabiano? Para não ter ido jogar deve estar muito adoentado em casa. Melhoras a sua saude! E melhoras ao teu joelho Kako. Se der manda notícias do que aconteceu.

Bom resto de semana à todos!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Onde Está o Zé Wally?

Os amigos do Dínamo estão preocupados com as últimas palavras proferidas pelo nosso ex-atleta Sandro ao término do Campeonato Farroupilha, no último domingo, no cafundó do Judas, quando inexplicavelmente o Pampa entregou o jogo. Disse ele: - saio do campeonato para entrar para a história. Nos lembrou um pouco as últimas palavras do ex-Presidente Getúlio Vargas antes de "enfiar" uma bala na cabeça.

Sandro, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.

Sentimento tão forte só havia sido visto uma vez na várzea, quando pelo mesmo motivo o Fitinho explicou a derrota do ABC em outro campeonato. Santa Bichisse batman.

Aliás, pela suposta grandeza do campeonato bem que poderiam realizá-lo no campo 11 dos Bertaco. Simplesmente porque aquele campo do Muradás não existe. Primeiro porque nunca tinha visto uma árvore dentro do campo, aliás, duas, uma na lateral e outra no escanteio. Segundo, traves da espessura de cano PVC de cozinha?!?!? E terceiro porque é longe demais. Far far away.

Outra coisa, depois da reide que empenhei para chegar ao famoso embate regional tive a terrível surpresa em ver o Zé Black e o Petry sentados no banco de reservas e o pior, o Patrola pendurado na tela pelo lado de fora do campo assistindo ao jogo do time do qual foi afastado por mal comportamento. Simplesmente não deu para entender nada. O cara mais comportado que conheço afastado por indisciplina. Pior, num time que claramente precisava da presença dele desde os primeiros minutos. "Vão se foderem".

Contudo, parabéns ao Pampa pelo belo desempenho no campeonato.

Mas vamos ao jogo de ontem. A escalação estava perfeita, o time cinza armado para ganhar, porém fomos surpreendidos pelo sistema 2-4-2 aplicado pelos verdinhos, e sem chance de reação, perdemos o embate por 4 a 2. Para alguns 5 a 2, mas ai é outra história.

Com um ignorante de cada lado, demos graças a Deus ninguém sair machucado. De resto, o jogo começou muito combativo por parte dos cinzas que jogaram desde o início em tensão máxima, enquanto os verdinhos brincavam de jogar futebol, e quando a corda rebentou foi uma saraivada de gols. Mas não foi a pior escalação da história da Granja, por isso fico mais tranquilo.

Abaixo uma breve análise individual:

Kako - 7,5 - Não foi sua melhor noite, contudo salvou seu time de tomar uma goleada.
Fábio - 7,0 - Vinha jogando muito, ontem teve um deslize.
Clóvis - 6,0 - Faz um bom jogo e outro ruim. Ontem foi a vez do jogo ruim.
Soto - 8,0 - Jogou a vida como sempre e foi coadjuvante para o resultado ameno.
Marcos - 7,0 - O time esperava muito mais dele.
Becker - 8,0 - Marcou, saiu para o jogo e não apresentou mais porque o time todo não estava bem
Valdir - 7,5 - Também estava com muita vontade mas as coisas não davam certo. Foi atuante na marcação.
Fabiano - 9,0 - Jogou sozinho e o pouco que seu time fez foi através da suas "patas".
Baxo - 9,5 - O teclado aceita tudo.

Max - 8,5 - Brilhou bastante ontem e por alguns momentos segurou o empate.
Coutinho - 9,0 - Jogou muito ontem e seus passes são sempre com muita qualidade.
Chico - 8,5 - Fez o passe mais bonito do jogo e é isso que o futebol precisa para existir.
Guego - 8,5 - Vinha jogando mal e ontem surpreendeu.
Zé black - 9,0 - Segundo atletas com mais idade no grupo e correu o que correu ontem, inacreditável.
Rick - 9,0 - Estava em noite inspirada e pelas minhas contas fez três gols ontem. Dizer o que dele?
Xande - 9,5 - Foi a surpresa tática da noite. Recuou e jogou de frente para a zaga e ainda por cima marcou muito bem no meio campo. Se eu pudesse advinhar teria o colocado no meu time.
Ike - 8,5 - Sua característica é a velocidade. Seu estilo inconfundível. Parece o papaléguas.
Cláudio - 8,5 - Liberado para jogar meio tempo, dedicou sua força na zaga e foi imbatível.

Bom jogo e melhor ainda o pós. Os mesmos assuntos mas que toda a quarta-feira parecem inéditos. O Kako nos enrolando com os bastidores do Inter, o Soto exibindo sua memória de elefante, lembrando da escalação do inter em 1928. O Presidente pegando no pé do Max Fernandes. O Fabiano Patrola sem falar nada. O Cláudio fazendo gritaria. O Zé Black praticando bullyng no Baxo. O Rogério juntando as coisas desde as 22hs num claro ato com intenção de fechar a budega. Enfim...

Ficam todos convidados desde já a participarem do desafio do Baxo ao Cako ou do Kaco ao Baxo, como queiram, em converter no mínimo 70% de dez cobranças de penalidades máximas na goleira de sete. Vale ressaltar que pode pegar distância e que a bola fica na linha da área.

Objeto da aposto: Cervejas.

Por fim gostaríamos realmente de saber onde anda o Old Zé? Porque está abandonando os amigos? O que fazemos com os pães que sobraram ontem?

Bom resto de semana à todos.

BAXO