quinta-feira, 24 de março de 2011

Volta PECO



Agosto de 2010. Passamos o dia inteiro dentro de nossos escritórios fugindo do frio siberiano que assolava Porto Alegre. Uma garoa muito fina caía sobre nossa cidade apontando para uma das noites mais frias do ano. Falava-se inclusive em neve.

Jogo confirmado e dentre os convocados estava o PECO. Pois fiquem surpresos caros amigos, mas o PECO outrora jogava todos os jogos, independente da condição do tempo. Atuava em quase 100% das peleias, até a chegada do seu rebento, que naturalmente ocupou um grande espaço na sua vida.

Mas não somos brasileiros daquele tipo "memória curta". Eu mesmo já havia escrito neste espaço sobre a reide dele para comparecer aos jogos. Aos que não sabem, nosso amigo PECO desloca-se da zona norte até a Granja dos Bertaco, num trajeto que soma 36 km (informado pelo conviva). Queria saber quem de nós seguiria jogando se tivesse que percorrer 72km para jogar bola? Detalhe importante, de motocicleta.

Desculpa PECO! Volta PECO! Aquela história de desculpas esfarrapadas foi uma infelicidade minha ter escrito. Tuas desculpas sempre foram as melhores.

Aproveitando o momento humilde, peço desculpas ao conviva marrento Ciganso por ter xingado muito o amigo. Acusaram-me inclusive de estar pegando no pé dele. Não é verdade, não pego no pé de ninguém. Mas o Cigano não tem culpa por estar numa péssima fase, errando quase todos os seus passes. Paciência amigo, o teu bom futebol um dia voltará.

Aliás, antes mesmo que tu digas que está acostumado a lidar com a imprensa e as críticas, quero salientar que mês passado foquei minhas críticas no Fabiano e olha o que o cara está jogando.

O certame ontem foi um passeio dos Presidenciáveis sobre os Não Presidenciáveis. Nove a seis. O placar por si já esclarece um pouco o que foi o jogo.

A modéstia deve ficar sempre a parte, como é o caso. Mas enquanto eu estava no meio campo, o jogo estava parelho. A marcação existia e estava aparecendo para dar opção de jogo.

Pois durou pouco tempo e começaram as trocas, e com elas passei a circular pelo campo, e ai virou uma bagunça. Nosso time se transformou nos contentores e os pescadores. Os contentores formavam um pequeno grupo de desesperados defensores assolados pelo agrupamento organizado do time articulado pelo nosso líder supremo, enquanto os pescadores esperavam pacientemente por uma bola lançada de longa distância nos seus pés.

O Fabrício foi quem mais pescou. Acho inclusive que deveria se filiar a colônia Z13 de Santa Vitória do Palmar. Ele vai responder dizendo que fez alguns gols, mas também, embaixo das traves quase todo o jogo, se não fizesse gols seria demais. Caro amigo e parente próximo, até o Douglas está voltando para marcar, porque tu não?

Mas o ridículo da noite de ontem ficou mais uma vez para mim, com uma frase que certamente entrará para história deste clube de futebol amador. A sentença ainda deixa uma dúvida que não sei como explicar. Aqui vai: -Putz! perdi um golaço!!! Como eu sabia que seria um golaço? Será que eu estava com o ego tão inflado que não poderia perder um simples gol? Tinha que ser realmente um gol fora do comum? CREIO QUE ESTÁ NA HORA DE VOLTAR AS ANÁLISES SEMANAIS.

O jogo muitas vezes não é o melhor, como foi o caso de ontem. Mas o churrasco... bom demaaaaaaiiiiisssss. Para ser melhor ainda devemos um dia levar as esposas. Imaginem quanto tempo elas ficariam sentadas naqueles bancos duros e sendo consumidas pelos mosquitos. Acho que a festinha duraria uns 15min.

O Sotoriva ontem é que se ferrou. Polícia é assim. Mas se ferrou também o malandro que estava embarcando num ônibus para Bagé às 23:50min com alguns kilos de cocaína. Seria mera coincidência?

Enfim, mais uma quarta-feira que se vai e fica a vontade que chegue rápido a próxima.

Mas, antes do fim, as notas:

CACO 10 Pegou muito, fez alguns milagres e a saída de bola pelos lados é rápida e com serenidade.
BECKER 8,5 Está com ritmo de jogo e por isso voltou a boa fase.
CLÁUDIO 8,5 Jogou bem na marcação mas faltou sua esperada presença na área.
DJEISSON 8,0 Forte na marcação e rápido no ataque.
MARCOS 9,0 Está retomando seu futebol. Começou a levantar a cabeça para jogar.
COUTINHO 9,0 Jogou muito ontem, no estilo futebol de salão. Escora muito bem.
MOCELLIN 8,5 Rápido na ligação com o ataque. Muito bem.
OLD AND BLACK ZÉ 9,0 É ridículo comparar ambos atletas, mas me atrevo. Cada um na sua função, jogaram muito. Cabe salientar que o Black parecia mais um garçom servindo os amigos do que qualquer outra coisa. E o Old parece que está ficando um pouco mais, ou pelo menos voltando.

MARCUS 8,0 Apesar de não sair debaixo das traves, jogou bem ontem. Segurou o que seria uma goleada histórica.
GUGA 7,5 No embate é imbatível, desarma quase sempre que se apresenta. Já falei na semana retrasada, porque na passada ele foi comandado a ficar em casa, que deve melhorar o passe.
SOTORIVA 9,0 Gigante Célio Silva dos Pampas.
BUSATO 9,0 Devemos à ele o pouco de moral que mantivemos em campo. Ouvi da boca do atleta ao segundo minuto de jogo: "pela escalação esse jogo vai ser uma palhaçada". Vidente?
FÁBIO 8,5 Desde que começou a fazer mega maratonas (corre entre 8 e 10 mil quilômetros), passou a jogar muito melhor. Fôlego é tudo.
BAXO 6,0 Por estar irritado comigo mesmo, por esperar mais dos atletas do que eles podem dar, vai uma nota penitenciosa. Se é que existe esta palavra.
CIGANSO 9,0 Desfila dribles igual a ninguém. É um "artista" com a bola. Baixíssima produtividade, mas como o que vende ingressos no futebol é a arte...
FABRÍCIO 8,0 Esse joga fácil. Para ele é claro. Sem marcar, só esperando, assim é fácil.
FABIANO 9,0 Prova viva que as críticas deste semanário funcionam. Vinha mal e agora é um dos melhores em campo. No meu ponto de vista, ontem foi o melhor. Ele ou o Black Zé, um dos dois foi o melhor.

Abss e um ótimo dia!

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom de +++++!!!!!!1 VOLTA PECÃO!! EI BAXO, VAI TOMA NO CÚ.
BJS
CLAUDIO

Guerrinha disse...

BAXO : QUE TALENTO QUERO TE VER NO DIARIO GAUCHO ....

Leandro disse...

E EU? CADÊ O COMENTÁRIO SOBRE A MINHA PRESENÇA? EU NÃO MANDO MAIS NADA MESMO! PUTA QUE OS PARIU!